Por Jannes Vercaemst

 

Numa época em que o conforto é muitas vezes considerado um dado adquirido, procurar ocasionalmente experimentar o desconforto pode dar um contributo importante para o desenvolvimento físico e mental. A este respeito, uma das ferramentas mais poderosas que aplico regularmente e que recomendo a todos os utilizadores The Green Athlete é a terapia de frio. Esta envolve banhos de gelo, duches frios e outras formas de exposição ao frio. Porque é que a recomendo? Não porque seja confortável (normalmente não o é), mas porque funciona.

Maior motivação e concentração, graças à dopamina

A terapia do frio aumenta o nível de dopamina, a substância no seu cérebro que regula a motivação, a recompensa e a concentração. Enquanto o seu nível de dopamina desce depois de “golpes” rápidos, como as redes sociais ou a comida de plástico (após o que se sente frequentemente preguiçoso), um banho de gelo resulta num lento e sustentável aumento da dopamina, até duas vezes e meia superior ao seu nível normal. Além disso, este efeito pode durar 4 a 5 horas.

Para mim, isto faz da terapia do frio uma das ferramentas mais poderosas para começar o dia cheio de motivação positiva. Para os desportistas ou pessoas ocupadas, é uma excelente forma de sentir uma maior motivação e clareza mental.

Treine a sua resposta ao stress: resiliência mental através da hormese

A terapia do frio é uma forma de hormesis, um princípio biológico pelo qual o corpo se torna mais forte como resultado da exposição a estímulos de stress pequenos e controlados. Pense, por exemplo, na forma como os seus músculos se tornam mais fortes após uma atividade física sustentada ou como o seu sistema imunitário se torna mais eficaz após curtos períodos de frio ou jejum. O importante não é evitar o stress, mas sim aprender a aplicá-lo na dose certa.

A exposição ao frio ativa uma série de mecanismos de defesa do organismo: os vasos sanguíneos contraem-se, são libertadas mais hormonas do stress e o metabolismo acelera. Mas como os estímulos do frio são temporários e controlados, o corpo recupera rapidamente e torna-se mais forte.

O que eu acho especialmente interessante é o facto de este processo também ter um efeito mental. Aprende-se, da forma mais literal, que o stress não é algo que se deva evitar per se, mas que, na verdade, é algo com que o corpo pode lidar e até utilizar para se tornar melhor do que antes.

O papel crucial da calendarização e do tratamento eficaz da inflamação

O gelo inibe as inflamações. Isto parece positivo, mas há uma nuance importante que deve ter sempre em mente. Após um treino de força, o corpo precisa de sofrer uma reação inflamatória natural para recuperar e ficar mais forte. Se tomar um banho de gelo imediatamente a seguir a uma sessão de treino de força, pode efetivamente dificultar o processo de recuperação. Por outras palavras, o momento certo é tudo.

A maior parte das vezes, tomo um banho de gelo de manhã, para começar o meu dia, ou em momentos em que preciso de mais concentração e calma; por exemplo, antes de fazer um discurso. Ao tomar um banho de gelo ou um duche frio, ativa-se (entre outras coisas) o sistema nervoso simpático e os processos de produção de calor do corpo. Isto favorece o aquecimento natural e o estado de alerta pela manhã, dá um impulso ao seu biorritmo e pode mesmo ajudá-lo a recuperar do jetlag.

Combustão de gordura e metabolismo: gordura castanha ativa

As condições frias ativam a gordura castanha, um tipo de tecido adiposo que queima energia para produzir calor. Isto estimula o seu metabolismo, aumenta a combustão de gordura e pode ajudar a contrariar a sensibilidade à insulina, o que é particularmente interessante para as pessoas que estão a trabalhar para reduzir o seu nível de gordura ou melhorar a sua saúde metabólica. Depois de um banho de gelo, recomendo (e isto é apoiado pela ciência) que não procure aquecer-se imediatamente tomando um duche quente ou fazendo sauna. Em vez disso, deixe o seu corpo aquecer-se a seu tempo. Este processo natural reforça os benefícios metabólicos.

Sistema imunitário e recuperação

A exposição regular ao frio aumenta a produção de glóbulos brancos, o que reforça o sistema imunitário. Além disso, também ajuda a reduzir as inflamações crónicas e acelera a recuperação. Especialmente se treinar frequentemente, a terapia pelo frio é uma forma simples, contudo eficaz de otimizar a sua recuperação, desde que a utilize no momento certo.

Treinar a força de vontade: o poder do desconforto

A força de vontade não é um dado adquirido. É treinável. De acordo com o neurocientista Andrew Huberman, pode literalmente tornar o seu cérebro mais forte submetendo-se regular e voluntariamente a alguma forma de desconforto. Pode ser um banho frio, uma sessão de treino intenso ou um período de jejum. Não o fazemos porque é divertido; fazemo-lo porque funciona.

Quando faz conscientemente algo difícil, o seu cérebro aprende a lidar com o stress resultante, mas sem entrar em pânico. Aumentamos efetivamente a nossa “elasticidade mental”. Huberman explica que, desta forma, o seu sistema nervoso também se torna mais capaz de lidar com outros tipos de pressão. Depois de um banho de gelo, a realização de uma tarefa difícil deixa de parecer tão difícil. Isto não se deve ao facto de a tarefa se ter tornado mais fácil. É você que se tornou mais forte.

Também pode treinar o seu sistema de dopamina. Desta forma, aprende a obter satisfação ao fazer coisas difíceis, mas sem qualquer forma direta de recompensa. Isto aumenta a sua concentração, disciplina e tenacidade nos momentos em que mais precisa delas.

Em suma, o desconforto não é um inimigo, mas um professor. Ao procurar regularmente o desconforto, está a desenvolver uma verdadeira resiliência – tanto mental como física.

As minhas regras de ouro para a terapia de frio

  • 2 a 5 vezes por semana é o ideal.
  • Temperatura: Suficientemente fria para ser desconfortável, mas sempre segura.
  • Duração: Ouça o seu corpo e siga o seu instinto: o bater dos dentes é um sinal de uma boa estimulação pelo frio.
  • Horário: De manhã, para começar o dia. Evite banhos de gelo imediatamente após o treino de força.
  • Respiração: Concentre-se em expirar lenta e calmamente.

Finalmente…

Quer seja um desportista fanático ou simplesmente alguém que deseja adotar uma abordagem mais consciente da sua saúde, a terapia pelo frio é uma ferramenta poderosa para o ajudar a tornar-se uma melhor versão de si mesmo. Além disso, está disponível gratuitamente para todos! Requer apenas um pequeno esforço da sua parte, mas o que recebe em troca vale bem a pena: melhor concentração, motivação, resiliência mental e recuperação física.